Noticias

06/01/2020Paróquia de Santo Afonso discute Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

Diretrizes serão discutidas em Assembleia no mês de março


A Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, está se mobilizando para estudar o documento elaborado pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) sobre As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil para o quadriênio 2019/2023 e, a partir de então, elaborar o plano missionário pastoral paroquial, em sintonia e de modo sinodial, com todos os segmentos da PARÓQUIA, afirmou Padre Matias Soares, pároco de Santo Afonso.

O documento tem como objetivo geral “evangelizar no Brasil, cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidade eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

São diretrizes que estabelecem metas de ação para a igreja em todo País e foram embasadas na V Conferência de Aparecida (ou V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe), realizada em 2007, quando ficou claro que a igreja é, acima de tudo, comunidade e missão, conforme afirmou o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), em entrevista ao portal da CNBB. Elas estão estruturadas a partir da Comunidade Eclesial Missionária, apresentada com a imagem “da casa”.

De acordo com o documento, essa Comunidade Eclesial Missionária é sustentada por quatro pilares: a Palavra – Iniciação à vida cristã e animação bíblica; o Pão – Liturgia e espiritualidade; a Caridade -  serviço à vida plena; e Ação Missionária -  estado permanente de missão.

O texto está subdividido em quatro capítulos: 1 – Trata do anúncio do Evangelho; 2 – O olhar de discípulos missionários; 3 – A Igreja nas casas; e 4 – A Igreja em missão. Segundo o Padre Matias, “o nosso desafio é, a partir das Diretrizes e do Plano Arquidiocesano, que está em construção, realizarmos nossa Assembleia Paroquial, prevista para o início de 2020, quando faremos as adaptações paroquiais dessas diretrizes”.

Aplicações pastorais destas construções na Paróquia

A Assembleia Paroquial será realizada nos dias 14 e 21 de março e, segundo Padre Marias, deverão participar todos os coordenadores de grupos, de pastorais, movimentos e novas comunidades, pois será o momento em que serão traçados os objetivos e metas de ação missionária da Paróquia de Santo Afonso. Para isso, frisou o pároco, é importante que todos estudem as novas diretrizes propostas pela CNBB. NO dia 21 será a parte prática, para a construção do Plano Pastoral Paroquial, que "será a nossa bússola para a ação evangelizadora de nossa paróquia", afirmou Padre Matias.

“Nossa participação estará em sintonia com o magistério do Papa Francisco e orientação da CNBB e da nossa Arquidiocese”, finalizou.


Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
July 9, 2020, 9:23 pm

kflauber@gmail.com