Eventos

07/01/2019Padre Matias Soares é o quinto pároco da Paróquia de Santo Afonso

Cerimônia da Posse Canônica aconteceu na noite dessa segunda-feira (07/01) na Igreja Matriz


Nessa noite de segunda-feira, 07 de janeiro de 2019, nossa Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, no conjunto Mirassol, acolheu o Padre Matias Soares como 5º pároco, em Missa Solene na Igreja Matriz de Santo Afonso.

A Concelebração Eucarística na qual aconteceu a posse do padre Matias Soares, nomeado pároco da paróquia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de  Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Matias Patrício de Macedo mais vinte e cinco presbíteros, vindos de várias regiões do Estado e até da vizinha Paraíba. Também presentes, diáconos, seminaristas, religiosas, agentes de pastoral e grande comunidade de fiéis onde foi feito a provisão canônica do novo pároco. 

O Padre Matias fez seu juramento de fidelidade e renovou as promessas batismais, depois foi conduzido pelo Arcebispo Dom Jaime a cadeira presidencial, capela do Santíssimo Sacramento, ao batistério e confessionário, como prescreve o pontifical romano.

Em seguida deu-se continuidade no rito da Santa Missa.

Na homilia Dom Jaime se referiu que todo poder na Igreja é serviço, e que Cristo é o modelo de serviço de todos. 

Padre Matias Soares fala à comunidade de Mirassol

Em sua primeira fala, como pároco de Santo Afonso, Padre Matias, iniciou agradecendo ao Arcebispo Dom Jaime, pela confiança a ele depositada, em assumir a paróquia de Mirassol e prometeu ser um verdadeiro servidor a toda comunidade.

O novo pároco confessou que havia preparado um texto, mas a pedido de um irmão, decidiu: "Prefiro falar com o coração.... porque quem me conhece sabe, eu não falo daquilo que não acredito".

Dirigindo-se ao presbitério presente, destacou estar muito feliz! "Feliz mesmo", com a presença de todos, disse o padre; e fez questão de citá-los nominalmente, um-a-um, destacando alguns mais próximos de sua vida sacerdotal: 
Padre Fabiano - "fiquei surpreso com a sua presença, meu contemporâneo do Curso de teologia em Roma, hoje pároco em Acari, da Diocese de Caicó; 
Padre Aerton, pároco de Nova Cruz, que teve o prazer de conviver esses dois meses que antecederam sua vinda para a paróquia de Mirassol - "foi um grande irmão";
Padre Valtair "foi vigário paroquial em São José de Mipibu, foi tâo bom a nossa experiência";
João do Bispo (referindo-se ao Diácono paroquial João Batista), "você terá seu lugar de servir";
Padre Paulo, vigário geral episcopal - "irmão de longas datas";
Padre Robério - "fui coroinha dele lá em Nova Cruz, que me procurou ajudar para que eu errasse menos";
Padre José Lenilson, pároco de São José de Mipibu - "entramos juntos no seminário, no mesmo dia. Éramos dez e sobraram nós dois". 

O pároco também agradeceu a presença de todos os diáconos, seminaristas, religiosos presentes, e aos ex-paroquianos de Lagoa de Pedra, Serrinha - "foi a minha primeira paróquia", e ex-paroquianos de São José de Mipibu e Nova Cruz.

Também alegrou-se em tomar posse no dia do aniversário de sua mãe Leonice Soares, presente na celebração.

Padre Matias deixou um agradecimento muito especial a Monsenhor Lucas, "que será muito bem vindo em nossa paróquia e em nossa comunidade". Também deixou seu agradecimento a Padre Sávio, que prestou serviços à paroquia até o final do ano passado.

O Pároco Padre Matias disse que veio para unir todos em Cristo e caminhar para a uma formação de uma igreja sinodal. 

 A senhora Tânia Trigueiro Costa de Oliveira, articuladora paroquial deu as boas-vindas ao novo pároco, em nome de toda a comunidade, em seguida do Padre Valtair Lira Lucas, coordenador do segundo zonal.

Ao final da celebração foi assinada a Ata da posse pelos bispos e sacerdotes presentes, além dos diáconos, seminaristas e demais presentes.

Dom Jaime agradeceu ao presbíteros presentes, e lembrou que o mais importante para ele nesse momento, é a virtude da paciência, conviver com o pluralismo, com as diferenças, em todos os lugares, em seguida da Bênção Final.

Estiveram presentes, dois Arcebispos, vinte e cinco Padres, oito Diáconos, vários Seminaristas, e um grande número de fiéis, agentes de pastorais, movimentos e serviços de nossa paróquia, além de visitantes de cidades do interior por onde Padre Matias serviu no seu ministério sacerdotal.

Rezemos pela nova missão de nosso Pároco Padre Matias Soares e por essa nova etapa da vida paroquial!

Redação - Eloi Cirne (Pascom)
Fotos: Marcelo e Aluizio Jr (Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
July 20, 2019, 8:55 am

kflauber@gmail.com