Eventos

31/12/2018Mons Lucas celebra última missa como pároco de Santo Afonso nesse 30 de dezembro de 2018

Coincidindo com a Missa da Sagrada Família, o Monsenhor Lucas Batista Neto concluiu seu paroquiato na noite deste domingo, 30 de dezembro, em missa solene presidida pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício. A celebração contou, ainda, com as participações do Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique, Padre João Medeiros e Padre Jailson, além dos Diáconos João Batista, Eugênio Lima e Hélio Moreira.

Dom Matias, que há 12 anos deu posse ao Monsenhor Lucas como pároco da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, neste domingo veio presidir a sua missa de despedida, quando afirmou que o Monsenhor Lucas continuaria seu percurso missionário, catequético, “de sempre anunciar a palavra de Deus”.

O Padre Paulo Henrique, nomeado por Dom Jaime para representar a Arquidiocese de Natal,  fez a homilia, afirmando que o Monsenhor Lucas estava concluindo seu paroquiato, mas não se despedindo e, fazendo alusão à Missa da Sagrada Família, disse:  “aqueles que nós amamos entram na nossa família e nunca se despedem. Por isso afirmamos ao monsenhor que estamos aqui para agradecer a Deus todo o bem que ele realizou através do Monsenhor Lucas, que agiu como um mediador. Estamos aqui para manifestar nossa gratidão”, frisou.

O Monsenhor Lucas, referindo-se aos 12 anos de seu paroquiato na Santo Afonso, lembrou o Evangelho do dia, que fez alusão ao menino Jesus, aos 12 anos, encontrado pelos pais no templo. Lembrou os padres que o ajudaram nessa trajetória – Pe.Jailson, Pe.Ranyer e Pe.Sávio, os diáconos João ( que o acompanha há 48 anos) e Eugênio e fez referência ao Padre João Medeiros e ao diácono Hélio, “que sempre estão aqui quando solicitados”, além do seminarista Yago Carvalho, sempre presente em suas missas. E concluiu dizendo:“Senhor, abençoai e protegei nossas famílias”.

Ao final da missa, o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Paulo, fez a leitura do decreto de concessão do título de Pároco Emérito ao Monsenhor Lucas Batista, como “reconhecimento pelo frutuoso pastoreio à frente da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório”, assinado pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira e pelo Padre Valtair Lira, chanceler.

Ainda tendo em vista as qualidades do Monsenhor Lucas, Padre Paulo também fez leitura da provisão canônica da Arquidiocese, nomeando-o Capelão da Casa da Criança de Morro Branco (Natal). “Dom Jaime pediu para transmitir todo o agradecimento pelo pastoreio do Monsenhor Lucas, seu trabalho e testemunho, não somente nesta Paróquia, mas por todas as paróquias pelas quais passou”, afirmou Padre Paulo.

Outras homenagens foram feitas ao Monsenhor Lucas, como a música composta pelo diácono Eugênio Lima, pela fala de Menezes, da Pastoral do Canto, e pela leitura, perlo seminarista Yago,  do Vicariato da Cidade do vaticano, assinada pelo Padre Flávio José de Medeiros, em reconhecimento ao trabalho do Monsenhor.

O padre João Medeiros, que se referiu ao monsenhor como “grande irmão e amigo”, também prestou sua homenagem lembrando que, em 2006, foi feita uma pesquisa para saber quais os padres mais queridos do Brasil e, no Rio Grande do Norte, o Monsenhor Lucas  e o Monsenhor Américo Simonetti (Mossoró) lideraram as preferências. Dez anos depois, ele conduziu pesquisa idêntica e o resultado foi que Lucas foi escolhido o mais querido novamente, juntamente com Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, em Mossoró.

Padre João Medeiros destacou, ainda, o empenho e seu trabalho junto à escola Diaconal e ao Itepam, “instituições tão bem dirigidas por você”, frisou.

Secretária do Monsenhor Lucas, Lucinete Veras, falou em nome das pastorais, afirmando que “durante 12 anos tivemos a felicidade de tê-lo como pároco da Paróquia de Santo Afonso. Por onde o senhor passou, deixou marcas de amor e saudades. Muitas sementes ficarão plantadas em nossos corações. Sua missão foi cumprida”.

Texto - Cione Cruz (jornalista e agente da Pascom)
Fotos - Eloildo e Marcelo (agentes da Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
March 26, 2019, 7:14 pm

kflauber@gmail.com