Eventos

20/12/2018Padre Matias emite nota, após nomeado pároco de Santo Afonso

 Amado povo de Deus e futuros paroquianos da paróquia de Santo Afonso.

Acolho, com alegria e desejo de viver intensamente mais uma fase do meu ministério presbiteral, a nomeação para ser vosso Pároco. Agradeço ao nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, pela confirmação nesta nova missão em nossa amada Arquidiocese!

Ao Monsenhor Lucas, a certeza do meu reconhecimento e respeito pela sua dedicação e zelo que sempre marcaram sua trajetória apostólica na nossa Igreja Particular. Como Pároco-Emérito terá nosso acolhimento justo, grato e afetuoso. 

Ao Padre Sávio, que há pouco foi Vigário Paroquial nesta comunidade, rezo e felicito-lhe pela nova experiência pastoral à frente da Área Pastoral de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Cidade Satélite. Meu irmão, viva com alegria esta oportunidade que é-lhe confiada!

Aos fiéis que compõem a paróquia de Santo Afonso, quero pedir a vossa docilidade e acolhida para que eu possa ser o “vosso servidor”! Não sei o que esperais de um sacerdote, qual o vosso rosto pastoral, quais os vossos projetos! Espero fazer um “caminho sinodal convosco”. Irei ao vosso encontro com o coração aberto para vos amar. Não chegarei com pré-juízos. Confiemos uns nos outros para começarmos bem essa aliança. Juntos, como povo peregrino, podemos buscar a santidade e fazer tudo para a maior glória de Deus e a nossa santificação. 

Continuaremos, com a força do Espírito Santo, a nos empenhar numa profícua ação missionária e pastoral, com toda a atenção e sentimento de gratidão aos que nos precederam. Contudo, traçando os rumos que cada momento histórico exige de cada um nós; pois, a nossa vida é caminho. A da nossa comunidade paroquial também o será, sempre sentindo com a Igreja e como Igreja, considerando a nossa realidade, numa cultura pós-moderna, urbana e complexa. Por isso, com tantos desafios metodológicos e processuais a serem enfrentados, com criatividade e empenho pastorais, sem perder o foco do que é o Único Necessário.

Na minha trajetória pastoral, nestes catorze anos de sacerdócio, sempre tentei estar atento às necessidades dos paroquianos, com caridade pastoral; mas, sem esquecer a justiça. Sou consciente que a Igreja nem começou comigo, nem terminará comigo. Ela é de Jesus Cristo. 

Penso a paróquia como Família das famílias: Nela estão as crianças, os jovens, os casais e os idosos, com suas diferenças e peculiaridades, alegrias e tristezas, sejam elas pessoais ou sociais, desde a concepção até o fim da existência terrena. É casa onde não podemos ser, nem ter “estranhos”. Uma paróquia evangelizada é necessariamente evangelizadora e vocacionada a ser uma Igreja em “Saída Missionária Permanente” às e nas suas periferias geográficas e existenciais. É lugar de encontro, partilha, justiça, solidariedade, escuta da Palavra, vivência do discipulado, correção fraterna, experiência sacramental, que tem na celebração do Mistério Pascal a sua síntese particular e universal. 

Acredito verdadeiramente que o centro da fé da comunidade é Jesus Cristo. O que vem depois, quando não é tradução do Essencial a ser transmitido, pode ser sinal de vaidade, auto-referencialidade e mundanismo espiritual. Por isso, já peço vossas orações para que eu não caia nessas tentações!

Por fim, com caridade pastoral e desejando a verdade, a exemplo de Santo Afonso e Santo Agostinho, padroeiros das comunidades que compõem esta paróquia, rogo a intercessão, para que vos abençoe o Deus Uno e Trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo!

Desde já, estejam certos das minhas orações para que como Discípulos Missionários de Jesus Cristo, testemunhemos a sinodalidade paroquial e a missão permanente!

Na Alegria do Evangelho,

Pe. Matias Soares

Natal-RN, 20 de Dezembro de 2018.

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
July 20, 2019, 8:29 am

kflauber@gmail.com