Eventos

01/05/2018II Congresso Familiar supera expectativa em nossa paróquia

II Congresso Paroquial Familiar

Aconteceu nos dias 21 e 22 de abril de 2018, na Escola de Governo do RN, em Natal, o II Congresso Paroquial Familiar, organizado pena nossa Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, tendo a frente Padre Sávio e o casal Jorge e Fabíola como coordenadores principais. Várias equipes foram formadas para melhor distribuir as responsabilidades em organizar um evento tão importante como foi o II Congresso Familiar.

O objetivo do congresso é o fortalecimento dos laços familiares, através de reflexões nas palestras, testemunhos, oficinas, músicas, orações, que aconteceram durante o evento.

SÁBADO (21/04)

Casais e jovens engajados em várias pastorais, movimentos e serviços, foram os responsáveis das “boas-vindas” a todos que iam chegando para vivenciarem o congresso. Os mesmos encaminhavam as pessoas às mesas credenciadoras onde todos recebiam o material disponível – pasta contendo bloco de anotações, caneta, orações, etc.

As Irmãs de Belém foram encarregadas de iniciar o II Congresso. Irmã Domínica, que já serviu em nossa paróquia, juntamente com outras Irmãs de Belém, prepararam com muito carinho esse momento inicial, com orações, músicas, dinâmicas e reflexões. Em seguida, os Pequeninos do Senhor se apresentaram, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, acompanhado de música em homenagem a nossa mãezinha, emocionando todos os presentes.

PADRE HUMBERTO

Padre Humberto foi o primeiro palestrante do dia. O mesmo refletiu sobre a nossa missão de ser  “Sal da terra e Luz do mundo”.

Após um breve intervalo, o sacerdote retornou para mediar uma “Roda de Conversa” . A Família Nobre, capitaneada por José Regis Nobre e Núbia de Souza Nobre, foi a convidada para uma conversa bem franca sobre o tema “Família”. Dona Núbia destacou o respeito, a compreensão, a renúncia, o diálogo, sobre as adversidades e dificuldades vividas no decorrer dos anos. A criação dos filhos, as viagens para visitar a família dos pais de seu José Regis em Fortaleza, a criação dos filhos já adolescentes e jovens, a saída de casa para morar e estudar fora, foram desafios compartilhados entre eles.

Régia Nobre, a primeira filha testemunhou sua vivência com a avó paterna, que residia em Fortaleza, que só foi “entender a angústia de sua mãe” já depois de casada com Rogério e quando o filho Marcelo decidiu que iria se casar.

Concluído o momento da “Roda de Conversa” os apresentadores do congresso, convidaram todos a se dirigirem ao salão onde estava sendo servido o almoço.

Após o intervalo do almoço, o Congresso retornou com a agitação e o riso de Ivis, do grupo “Pão Nosso” – O Riso nosso de cada dia.

THIAGO BRADO

Thiago Brado foi o pregador da tarde. O cantor católico, famoso com a música “Minha Essência” com mais de 50 milhões de visualizações em várias plataformas na internet, convidou todos presentes a refletirem sobre o papel da família no mundo de hoje.

Destacou a necessidade de nos aproximarmos mais de nossos familiares que estão dentro de casa. “Antes de sermos sal no mundo, devemos ser sal em casa; antes de sermos luz no mundo, devemos ser luz em casa”.

Thiago, acompanhado de sua esposa Jackeline e do pequeno Francisco, falou da necessidade de melhorar o diálogo com esposa, filhos, com quem convivemos dentro de casa.

O sal e a luz, dá sabor e ilumina. “Precisamos fazer e mostrar o nosso melhor, fazer o outro dá gosto de viver, iluminar a vida do outro! As vezes atravessamos oceanos para fazer outra pessoa feliz, mas não conseguimos ultrapassar o espaço de uma mesa que nos separa dentro de casa”.

Thiago, convidou a plateia a cantar várias músicas de aprofundamento dentro da palestra, pedindo que as pessoas se abraçassem mais, se amassem mais, ouçam mais, seus familiares.

ADORAÇÃO

A programação do dia terminou com um lindo momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido por Padre Sávio e acompanhado de Thiago Brado, com seu “dedilhar de suas músicas,  enquanto o Santíssimo estava presente.

DOMINGO

Após a oração inicial, o congresso deu continuidade com a palestra do casal Dr Joaquim Eloi de Medeiros e dona Maria Lucia F S Santos. O casal palestrou sobre “A Família na Igreja e na Sociedade

 Às 09 horas tivemos uma parada para o lanche e em seguida retornamos com as oficinas.

OFICINAS

Após o intervalo todos voltaram para o auditório e logo em seguida foram convidados a se distribuírem para interagirem nas oficinas conforme programação:

1)  Ansiedade : como enfrentar  o mal do século ?

Mediadoras: Débora Sampaio: psicóloga mestre em psicologia com formação internacional em psicoterapia somática e psicóloga; Karina Machado: psicóloga com Ampla experiência na área Clínica e escolar, formação internacional em psicoterapia somática;

2)  Quanto tempo você dedica a sua família ? Família x tempo

Mediadores: Luciana Medeiros: Formada em Psicologia pela UFRN, tem formação na área clínica, psicoterapeuta e especialista em psicoterapia corporal. Formada em coaching pelo ICI - Institute de Coach International, com sede em São Paulo, hoje é palestrante em eventos e workshops na área educacional; Kelermane Martins é Diretor-Presidente da K&M Group, K&M Consultoria, Talentos & Oportunidades e K&M Seminários. Possui pós-graduação em Administração Geral e Graduação em Administração de Empresas. Certificado Internacional de Executive Coaching e Coaching Sênior pelo ICI – Instituto Integrado de Coaching/USA.

3)  Ideologia de gênero

Mediadora: Janet Melo de Saboia Alves - Médica , Angiologista, Pós-Graduação em Bioetica pela FCN/ SP, Membro da Comunidade Católica Reviver pela Misericórdia.

4)  Desafios do alcoolismo e das drogas ilícitas na família

Mediador: Heráclito Noé - Ex-Delegado de Polícia-Classe Especial, professor de Direito Penal, advogado criminalista, escritor e conferencista. Atua também na formação e aperfeiçoamento de professores e gestores educacionais.

Desde os 15 anos de idade atua nas pastorais da Igreja Católica, sendo atualmente paroquiano da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha.

5)  A qualidade de vida na terceira idade - Juventude x sabedoria

Mediadora: Zeneide Fernandes Macedo: Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa; Funcionária pública Aposentada  - formação acadêmica em direito e gestão pública.

6)   A influência das redes sociais no convívio familiar 

Mediador: Alexandre Mulatinho: Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN (1992). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia pela UFRN. Pós-graduando em Gestão Pública para Escola da Assembleia do RN. Tem experiência e atuação nas áreas de Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional. Integra como pesquisador iniciante o Grupo de Pesquisa Estudos Avançados em Comunicação Organizacional (ECO/UFRN/DECOM).

MISSA DE ENCERRAMENTO

O II Congresso Familiar foi concluído com a Celebração Eucarística celebrada por Monsenhor Lucas Batista Neto e concelebrada pelo Vigário paroquial Padre Carlos Sávio Costa Ribeiro. O Diácono Eugênio Lima proclamou o Evangelho.

Padre Sávio, em sua homilia, destacou emocionado, o papel da família no mundo de hoje e convidou a todos os presentes a vivenciarem o que aprendemos nesse congresso tão rico de testemunhos e ensinamentos.

Ao final Padre Sávio convidou todas as pessoas que trabalharam para a realização do II Congresso Paroquial Familiar para o altar, para os agradecimentos finais.

Fotos – Eloi Cirne e Aldir Jr.

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
October 24, 2018, 3:13 am

kflauber@gmail.com