A paróquia

História da Paróquia de Santo Afonso


A Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório foi criada em 1982, tendo como primeiro pároco Monsenhor João Penha Filho, na época capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entretanto, o trabalho de evangelização junto à comunidade de Mirassol teve início oito anos antes por intermédio do Padre Pio Hensgens.

Naquela época, Mirassol pertencia à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco, que tinha à frente o próprio Padre Pio. Como o bairro não possuía ainda uma igreja, as celebrações ocorriam nas residências, no Colégio Floriano Cavalcante, e posteriormente, com a inauguração do Centro Comunitário, todo movimento religioso foi transferido para aquele local.

Com o passar dos anos, o Centro se tomou pequeno para as celebrações, e o desejo da comunidade de construir uma igreja foi aumentando, até que no dia 10 de março de 1980, foi formada uma comissão para ficar à frente do projeto de construção da matriz de Mirassol. Além do Padre Pio, alguns moradores estiveram empenhados na construção, sendo que a igreja demorou pouco mais de um ano para ser erguida.

A escolha do padroeiro, Santo Afonso Maria de Ligório, foi feita através de uma votação aberta com a comunidade. A Paróquia é a única do Nordeste com este nome e a imagem do nosso padroeiro que se encontra atualmente no altar da igreja, é uma cópia da original que está na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

O hino de Santo Afonso é de autoria de Monsenhor Penha, que também foi o responsável pela aquisição de toda a bancada da Igreja. Permaneceu à frente desta Paróquia o então padre, hoje, Dom Francisco Canindé Palhano, que ao longo de 20 anos, desenvolveu um amplo trabalho de evangelização junto às comunidades de Mirassol, Conjunto dos Professores, Village dos Mares, Cidade Jardim, CEI, Pau Brasil e São José de Mipibú-RN.

Com ajuda dos paroquianos, comprou uma casa localizada ao lado do Centro Pastoral e um apartamento para residência do pároco. Construiu o Centro Pastoral Santo Afonso, conseguiu como doação da PM, um terreno no conjunto dos Professores Universitários e iniciou a construção da Igreja de Santo Agostinho, deixando-a em fase de conclusão.

A partir de 04 de dezembro de 2006, através de Provisão Canônica, foi nomeado para exercer a função de Administrador Paroquial, Monsenhor Lucas Batista Neto. E no dia 14 de janeiro de 2007, por indicação do Sr. Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macedo, foi nomeado vigário paroquial o Padre Antônio Jailson. Aos quatro de março do ano do Senhor de 2010 Padre Antônio Jailson assumiu a função de capelão da marinha no Rio de Janeiro.

Aos dezenove dias do mês de novembro de ano 2009, Monsenhor Lucas foi nomeado para a função de Pároco de Santo Afonso Maria de Ligório. Aos quatro dias do mês de dezembro do ano do Senhor de 2010, por indicação do Senhor Arcebispo, foi nomeado Vigário Paroquial o Padre Ranyer Almeida de Oliveira.





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
October 20, 2017, 6:39 am

kflauber@gmail.com