Noticias

26/08/2019A Festa de Santo Agostinho começa com uma reflexão sobre A Busca da Verdade

Procissão, hasteamento das bandeiras e missa marcaram a abertura oficial da Festa de Santo Agostinho, na noite deste domingo, 25 de agosto. O tema escolhido para a festa foi  - A inquietude de Santo Agostinho e sua atualidade antropológica nas CONFISSÕES.

A programação na noite deste domingo começou com a saída da imagem de Santa Mônica, da residência da paroquiana Célia Maria (conhecida como Celinha), em direção à Igreja, onde encontrou com a imagem de Santo Agostinho e saíram em procissão ao redor da praça e pelas ruas do Conjunto dos Professores, tendo à frente o pároco, Padre Matias Soares e o diácono Eugênio Lima.

Ao retornar da procissão, foi realizado o ato solene de hasteamento das bandeiras, seguido de entrada triunfal das imagens na igreja de Santo Agostinho, onde já estava a imagem de Santo Afonso Maria de Ligório, patrono da Paróquia.

A missa solene de abertura da festa, marcada para às 19h15, foi presidida por Dom Matias de Medeiros OSB, Monge Beneditino do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Ele falou sobre o sub-tema  - A busca da verdade, que considerou muito oportuno.
Ele fez, em sua homilia, uma relação do assunto proposto com o Evangelho do Dia, que fala do questionamento sobre quantos são salvos, e afirmou que:  a questão é saber o que fazer para entrar no Reino de Deus.

No Evangelho, Jesus diz: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. E Dom Matias questiona:  O que estamos fazendo para entrar por essa porta estreita? Aqueles que praticam a religião em profissão de fé, esquecem que o verdadeiro discípulo de Jesus só tem um único direito: o de ser humilde, disse o presidente da celebração.

Dom Matias lembrou o exemplo de Santo Agostinho, com suas inquietudes existenciais, que eram muitíssimas, sempre em busca da verdade, relacionando-o ao tema da meditação desta noite, A busca da verdade, para onde vamos, por onde caminhamos e como passar por essa porta sem esconder a verdade. Ele falou sobre a história do santo homenageado e resumiu: os santos nos ensinam como eles souberam aproveitar a Graça de Deus que lhes foi dado.

A missa solene contou, também, com a participação do Padre Matias Soares, dos diáconos Eugênio Lima e João Batista, além dos noiteiros Pastoral da Pessoa Idosa, Adoradores Filhos de Santana, Movimento Apostólico de Schaenstatt, Grupo de Oração Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Oficina de Oração e Vida, Legião de Maria, Ministros da Eucaristia, Escola de Fé, Terço da Saúde e Terço dos Homens.
Os convidados foram os moradores do Conjunto dos Professores.

 Ao final da missa, os representantes dos noiteiros e convidados receberam uma lembrancinha da igreja, um escapulário de porta com a imagem do padroeiro Santo Agostinho.

Fotos: Aluízio Jr e Kelly (agentes da Pascom).
Texto - Cione Cruz (agentes da Pascom).

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
November 15, 2019, 5:41 am

kflauber@gmail.com