Noticias

02/08/2019Procissão luminosa e missa solene celebrada pelo Arcebispo marcam encerramento da Festa de Santo Afonso

Uma procissão luminosa pelas ruas próximas à igreja e missa solene celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, marcaram o encerramento da Festa de Santo Afonso Maria de Ligório do ano de 2019, na noite desta quinta-feira, 1 de agosto, na Igreja Matriz de nossa paróquia de Mirassol. Foram concelebrantes o pároco da igreja, Padre Matias Soares, e o Chanceler da Cúria Metropolitana, Padre Robson Paulo de Oliveira.

A festa começou com a entronização da imagem de Santo Afonso na igreja, sob aplausos dos paroquianos que, em seguida, saíram em procissão, tendo à frente o pároco, Padre Matias Soares, o Padre Robson Paulo, e os diáconos Eugênio Lima e Hélio Moreira (o diácono João Batista, também presente, ficou na igreja por motivos de saúde) e seminaristas.

Com o retorno da imagem à igreja, teve início à missa, o momento solene de Ação de Graças, marcando o encerramento da Festa, com um sentimento de gratidão a Deus, segundo o Arcebispo, Dom Jaime Vieira, que relembrou que nesta data se comemorava os 180 anos da canonização de Santo Afonso pelo Papa Gregório XVI, além dos 37 anos da paróquia, que foi erigida em 1982, quando então era pároco o Padre Pio.


HOMILIA

Fazendo referência ao tema da festa, a Santidade, o Arcebispo, em sua homilia, fez uma reflexão sobre a essa importante vocação humana e frisou: não podemos dizer que somente somos cristãos, mas católicos, e chamou a atenção para valores que se manifestam em  nossa vida.

Devemos tirar lições do que vamos vendo, ouvindo e às vezes até envolvido. Devemos nos voltar para uma luz que é o Evangelho, que nos delega que devemos ser Sal da Terra e Luz do Mundo, afirmou Dom Jaime, que destacou, ainda, a importância do amor, através do qual podemos exercitar o sentimento de piedade, solidariedade, compreensão e, assim, estamos ajudando a construir uma sociedade mais justa.
Como eu entendo a sociedade e o mundo, não podemos abrir mão de nossa vocação para a Santidade. Por isso temos que passar pela Palavra de Deus e pelo Evangelho, disse ele.

O Arcebispo também defendeu a aplicação da teoria à prática e refletiu sobre a dificuldade enfrentada pelas pessoas, nos diversos escalões da sociedade, que às vezes são tolhidas em abordar determinadas preocupações. Percebemos que estamos esfacelados, polarizados em pontos de vista, que nos impedem de nos aperfeiçoarmos, disse ele, defendendo também o respeito aos pontos de vista e, citando Santo Afonso, destacou a sua preocupação com os mais pobres.

Nós precisamos de um processo de desarmamento e vamos juntos encontrar caminhos e olhar com muita isenção para valores importantes, senão corremos o risco de ir na contramão da história, refletiu o Arcebispo.


Agradecimento

Ao final da missa, o Padre Matias fez um agradecimento especial a Dom Jaime, pela sua presença confirmadora e disse da importância de ter em nosso meio o sucesso dos apóstolos. Onde está o Bispo, está a Igreja. Dom Jaime representa a catolicidade da Igreja, afirmou o pároco.

Padre Matias também fez uma reflexão sobre o tema escolhido para a festa e toou uma frase de Santo Afonso, que disse que toda Santidade e perfeição consiste no amor a Jesus. Esse tema sempre é atual na igreja e o Papa Francisco  fez questão de mostrar  a necessidade que essa vocação seja exercida diariamente, disse o pároco.

Os agradecimentos de Padre Matias se estenderam aos organizadores da festa e todos os seus participantes. O casal Camilo e Karina Lelis (que coordenaram a organização), fizeram os agradecimentos de praxe aos patrocinadores e apoiadores. Algumas autoridades estiveram presentes à missa solene, como o prefeito Álvaro Dias, alguns vereadores, representantes da UFRN e do Governo do Estado.

Finalizando as comemorações, teve arriamento das bandeiras e queima de fogos.

Texto e Imagens: Cione Cruz, Eloi Cirne e Aluizio Jr - agentes da Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
August 21, 2019, 12:25 pm

kflauber@gmail.com