Noticias

28/07/2019Paróquia realiza atividades de solidariedade e caminhada dentro da programação da festa do padroeiro

O recolhimento de pessoas que perambulam pelas ruas e o acolhimento desses marginalizados pela sociedade, em um lar aconchegante e digno, constitui-se em uma ação de cristandade e de cidadania, iniciada neste sábado, 27, pela Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, marcando o 5º dia dos festejos em homenagem ao Santo Padroeiro.

No Novenário, programação litúrgica da noite, sob a presidência do padre Matias Soares, o pregador foi o diácono Eugênio Lima, que fez uma reflexão sobre : Luta, Vigilância e Discernimento .

A apresentação do Coral Infantil Os Serafins , ao final da Novena, contagiou e emocionou ao grande público que permaneceu na igreja para prestigiar e aplaudir os artistas mirins. Também à noite, os paroquianos participaram da última edição da concorrida quermesse, que teve como atração musical o cantor Railton Câmara. À tarde e pela manhã também foram desenvolvidas atividades religiosas e de cidadania. 

HOMILIA

 O diácono Eugênio Lima iniciou a reflexão tecendo comentários sobre a origem do Diaconato, no começo constituído para atender viúvas e órfãos, que necessitavam de evangelização, com os diáconos ministrando a liturgia, levando a palavra e praticando a caridade. Em seguida, ele se apoiou na Exortação Apostólica GAUDETE ET EXSULTATE, do Santo Papa Francisco, Sobre a Chamada à Santidade no Mundo Atual.

O pregador escolheu o Capítulo V, LUTA, VIGILÂNCIA E DISCERNIMENTO, de onde destacou vários ensinamentos e conclamou os paroquianos a se aprofundarem na leitura dessa exortação. O pregador revelou vários momentos da vida dele, demonstrando que devemos ter muita atenção contra a ação do inimigo e quando a presença de Deus se confirma em momentos difíceis.

PROGRAMAÇÃO DO DIA

Durante a Manhã da Solidariedade, a Pastoral Irmãos de Ruas acolheu 34 moradores de ruas, homens, mulher e crianças.

No Centro Pastoral, após oferecer banho e roupas limpas, serviu o café matinal e em seguida aconteceu momento de oração e louvor, com a bênção do padre Matias. Palestras e orientação odontológica, por um agente da paróquia, verificação de pressão arterial e como ser atendido em um posto de saúde, a cargo da Dra, Fátima, ginecologista do Posto de Saúde de Mirassol, foi a continuidade da manhã.

Na sequência, atividades como corte de cabelo e manicure também foram destinados aos assistidos. A Fundação Reis Magos, entidade que reúne pessoas que fizeram parte do Movimento Bandeirantes, fez doação de kits de higiene a cada um deles. Participaram de atividade a Pastoral Social, Pastoral dos Pequeninos do Senhor, Comunidade Lúmen, Pascom, Padaria Mirassol, Barbearia Dr. Guedes e paroquianos que doaram artigos religiosos, roupas, alimentos e brinquedos.

A ação da paróquia se constituiu em um gesto que combinou com Santo Afonso, quando ele deixou toda a sua riqueza e foi morar e trabalhar com os mais simples e abandonados da periferia de Nápoles.

Em seguida, a Casa LÚMEN São Felipe Neri, integrada à paróquia, realizou a primeira ação, acolhendo a senhora Elisabete, com 57 anos e que há 33 anos tinha a rua como residência. Foram momentos de muita emoção, pela situação de extrema carência que vive o morador de rua, que marcaram esse trabalho que começou a ser desenvolvido na paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório.

A obra Lúmen nasceu em Fortaleza, em 1989, e tem o carisma de ser luz para o mundo, imitando o Verbo Encarnado,  A verdadeira Luz, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. A comunidade vai desenvolver esse trabalho de atendimentos aos moradores de rua na área da paróquia.

 CAMINHADA

Com concentração na Praça Cívica do Campus da UFRN, na parte da tarde foi desenvolvida a Caminhada da Família, reunindo dezenas de pessoas que, com a condução de Leila Maia, percorreu o anel viário do Campus.

Durante o percurso aconteceram a verificação da pressão arterial e glicemia, foi servido água e frutas, em uma estrutura montada com tendas e banheiros químicos. Apoiaram o evento a UFRN, STTU, Grupo Escoteiro Universitário e da Candelária, Laboratório Farias, Ao Pharmacêutico, Nutricare, Bom Demais, Feira em Casa e os vereadores Robson Carvalho e Preto Aquino.

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO - 28/07/19 

O Novenário, neste domingo, terá a presidência de Dom Matias Patrício de Macedo, Arcebispo Emérito Arquidiocesano. Ao meio dia será realizada a tradicional Feira de Santo Afonso, na Praça dos Gerânios, em Mirassol.

Fotos: Ação Solidária (Laís Queiroz), Caminhada da Família (Eloi Cirne), Missa (Kelly Gama)
Texto - José Flamínio (agente da Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
December 13, 2019, 9:33 pm

kflauber@gmail.com