Noticias

26/07/2019Santidade no Mundo Atual foi o tema da reflexão do Padre Carlos Sávio

Uma reflexão sobre:  Algumas características da Santidade no mundo atual à Luz da Exortação do Papa Francisco (Capítulo IV do Gaudete et Exsultate) marcou o quinto dia das comemorações alusivas a Santo Afonso Maria de Ligório, na Paróquia de Mirassol. O convidado da noite foi o Padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, responsável pela Área Pastoral de Nossa Senhora dos Impossíveis e Vigário Paroquial de Santa Clara, em Pitimbu – Natal.

O Padre Sávio iniciou sua homilia afirmando que - a Santidade não nos torna menos humano. Segundo ele, muitos são os desafios que enfrentamos nos dias de hoje, onde há uma busca  incessante pelo eu, em detrimento do nós e são esses e tantos outros desafios que “podem minar a nossa vida com Deus e com o outro.

Para ser santo, não é necessário ser padre ou bispo, pois todos podem chegar a isso, disse Padre Sávio, refletindo sobre a compreensão sobre a santidade, que sempre foi vista como algo longe de ser alcançado, às vezes ligado até ao sofrimento. Mas, Santidade é testemunho, frisou, citando em seguida os exemplo de Santo Afonso, São João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, que também são exemplo citados pelo Papa Francisco em sua Exortação.

Algumas características são indispensáveis para a Santidade e Padre Sávio citou cinco, refletindo sobre cada uma delas: 

- permanecer firme em Deus que ama, aguentando e suportando as arbitrariedades, 

- pedindo sempre a Deus que nos oriente e nos conduza; 

- alegria do sentido de amar (mas não a alegria individualista, diz o Papa). Os santos têm essa capacidade; Meditação. E a Festa de Santo Afonso é um momento para isso; 

- buscar viver em comunidade. A santificação é um caminho comunitário; 

E por fim, viver em oração constante. É preciso lembrar que a Santidade é feita em abertura espiritual que envolve a oração e a necessidade de comunicar com Deus.

Finalizando a sua homilia, Padre Sávio afirmou: que Santo Afonso inspire a todos vocês com sua história tão peculiar de vida, a viver uma vida de santidade.

A missa deste dia 26 de julho contou com a participação do diácono Eugênio Lima e do seminarista Yago Carvalho. Foram noiteiros a Liga de Famílias Schoenstatt, Oficina de Oração e Vida, Grupo de Oração Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Movimento Apostólico Schoenstatt. Os convidados foram os moradores das ruas das Camélia, Jerusalém, e o Via Direta e CMEI Vilma Dutra.

Hoje (27/07/19)

Hoje, teremos atividades de manhã e a tarde e a noite novenário e a última quermesse da festa de Santo Afonso 2019.

Manhã: No centro pastoral teremos uma Manhã Solidária, sob responsabilidade da Comissão de Promoção Humana;

Às 11 horas teremos a Hora Santa Eucarística;

Às 15h30 haverá a Caminhada da Família, seguida da Ação do Projeto Natal Saudável. Será realizado no Anel Viário do Campus.

5ª Novena - Luta, Vigilância e Discernimento. Será a reflexão da missa de hoje, 27, neste sexto dia de comemorações, que será presidida pelo pároco da Santo Afonso, Padre Matias Soares. O pregador será o diácono Eugênio Lima de Souza, presidente do Conselho da Comissão Arquidiocesana de Diáconos.

No Centro Pastoral, será o último dia da Quermesse, com vendas de comidas, artesanatos, objetos religiosos, e brechó de roupas.

Texto - Cione Cruz (agente da Pascom);
Fotos - Eloi Cirne e Laís Queiroz (agentes da Pascom);

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
December 13, 2019, 9:08 pm

kflauber@gmail.com