Noticias

25/07/2019Monsenhor Lucas foi o quarto convidado nas comemorações alusivas a Santo Afonso

À Luz do Mestre GE, Cap. III -  foi o tema da missa celebrada pelo Monsenhor Lucas Batista, pároco emérito da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, na noite desta quinta-feira, 25, marcando a quarta noite de comemorações alusivas a Santo  Afonso e cuja festa foi iniciada na última segunda-feira, 22. Monsenhor Lucas, agora é Capelão da Casa da Criança, em Morro Branco.

Monsenhor Lucas iniciou sua homilia parabenizando a comunidade e a paróquia pela organização da festa e elogiando a escolha, pelo Padre Matias, do tema geral, A Santidade, tendo como base a Exortação Apostólica do Papa Francisco. Segundo ele, - somos chamados à santidade no mundo atual - , porém essa vontade de ser santo acompanha o ser humano, há muito tempo, e citando o Papa, afirmou que - ser santo não significa revirar o olhar em suposto êxtase.

Disse  Monsenhor Lucas que o Papa Francisco propõe como modelo de Santidade as bem aventuranças e fazendo alusão ao Evangelho de Mateus, ele afirmou: felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu e Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.

 - Estamos numa vida muito comprometida com o mundo, muito na linha do prazer, do ter, do possuir, e isso vai de encontro ao princípio do Evangelho, afirmou Monsenhor Lucas, exemplificando  alguns nomes de santidade, como São Francisco, São Vicente de Paula,  São Tomás de Aquino, entre tantos. Em seu documento, o Papa também lembra São Bento, que assumiu, sem reservas, estabelecer que todos os hóspedes que se apresentassem no mosteiro em que ele vivia fossem tratados como Cristo.

São Tomás de Aquino, afirmou, destacou as obras de misericórdia ao próximo. A misericórdia pela qual socorremos ao próximo é o sacrifício que mais agrada a Deus, afirmou o monsenhor Lucas, que considerou oportuno, também, citar Santo Afonso, para quem toda santidade e perfeição consistia no amor a Jesus Cristo, nosso bem. E finalizou sua homilia dizendo: Vamos pedir ao Senhor que nos dê esse entendimento e que fiquemos, um dia, na Glória de Deus.

Missa

A missa desta quinta-feira contou com a participação do Padre Matias Soares, pároco de Santo Afonso, dos diáconos Eugênio e Hélio, e do seminarista Yago.  Padre Matias agradeceu, ao final, a participação do monsenhor e de todos que contribuíram para o êxito da noite, que teve como  convidados os moradores  das ruas Orquídea e Violetas, do conjunto Village dos Mares e UFRN, e noiteiros  o EJAC e Pastoral da Iniciação Cristã (Batismo, Catequese e Crisma).

Após a missa os paroquianos puderam participar da Quermesse, no Centro Pastoral, que foi animada com um show de  Silvério e amigos.

Hoje

Para esta sexta-feira, 26, está prevista a presença do Padre Carlos Sávio, responsável pela Área Pastoral de Nossa Senhora dos Impossíveis  e Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Clara (ambos em Pitimbu - Natal), que falará sobre  “Algumas características da Santidade no mundo atual”.Padre Sávio também foi Vigário da Paróquia de Santo Afonso.

Texto - Cione Cruz (agente da Pascom)
Fotos - Laís Queiroz (agente da Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
December 13, 2019, 9:26 pm

kflauber@gmail.com