Noticias

21/06/2019Fiés participam da solenidade de Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi nos convida a a viver como homens e mulheres eucarísticos, em ação de graças a Deus, nessa festa solene que acontece anualmente na primeira quinta-feira da oitava de Pentecostes.  Festa essa promulgada pelo Papa Urbano IV, no século XIII.

A celebração em nossa paróquia aconteceu na missa solene celebrada pelo pároco Padre Matias e concelebrada pelos diáconos Eugênio Lima, João Batista, Hélio Moreira e Iremar Marcos a partir das 17 horas nessa quinta-feira, 20 de junho.

Em sua homilia o celebrante trouxe para reflexão a bula " do Papa Urbano IV "TRANSITURUS DE HOC MUNDO" a instituição do Corpus Christi, dado em Orvieto (Itália) em 11 de agosto de 1264, terceiro ano do ponfiticado do santo padre.

O padre destacou o tema central dos tapetes confeccionados "Eucaristia e Santidade", em sintonia com o a bula do papa Urbano IV: "Especialmente é, pois, necessário para cumprir este dever com admirável sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, que é a glória e coroa de todos os santos". 

Padre Matias nos fez refletir sobre a importância da Eucaristia em nossas vidas. "Quantos de nós cristãos católicos participamos da santa missa, as vezes aos domingos, mas um grande número ainda é tão afastado da Eucaristia. Que buscam a Eucaristia em momentos muito vagos, que não buscam a Eucaristia como momento privilegiado de encontro com o Amor de Deus, que não vivem a Eucaristia de um modo pleno, em muitos casos até em situações de pecado mortal, porque não buscam o sacramento da Penitência, não procuram viver autenticamente de um modo confiante a sua fé". 

Também destacou na homilia,  São João Paulo II para explicar o valor da solenidade. “Como disse São João Paulo II: ‘A Igreja vive da Eucaristia’. Logo, celebrar Corpus Christi é uma expressão do que há de mais sublime de nossa fé, destacou.

Tapete de Corpus Christi

A confecção de tapetes para honrar o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor é uma tradição na nossa paróquia. Esse ano a confecção do tapete esteve sob coordenação do casal paroquiano Altamiro e Priscila, mas sob orientação do casal Luciano e Adelúzia que idealizaram e sempre esteve envolvido com esse trabalho tão bonito e que contou com as "mãos" de muitos outros paroquianos que vieram contribuir com esse sublime serviço. Antes do início da celebração eucarística, Adelúzia foi convidada a fazer uma breve explicação história sobre a festa de Corpus Christi.


Procissão do Santíssimo

Centenas de fiéis, católicos, participaram da procissão em virtude da Solenidade de Corpus Christi, que 

este ano teve uma representatividade bem maior que os anos anteriores.

A procissão teve inicio na Igreja Matriz de Santo Afonso, logo após a celebração da Missa Solene, por volta das seis e meia da noite, percorrendo as ruas do conjunto Mirassol, retornando para a matriz onde o pároco padre Matias concedeu a benção do Santíssimo Sacramento.

Os moradores das ruas por onde o cortejo passou organizaram pequenos altares com imagens e velas acesas nas calçadas de suas residências, externando publicamente a fé em Jesus Eucarístico. 

Fotos - Aluizio Jr - agente da Pascom 

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
October 18, 2019, 6:05 am

kflauber@gmail.com