Noticias

07/03/2019Missas celebram Quarta-Feira de Cinzas e iniciam Quaresma

Na paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, as Missas Solenes foram celebradas pelo pároco, Padre Matias Soares, às 17 horas, na Igreja de Santo Agostinho  e às 19 horas, na  Matriz de Santo Afonso, com a participação expressiva de paroquianos e visitantes em ambas as celebrações, que também marcam o  lançamento da Campanha da Fraternidade 2019. O período da Quaresma  começou  com a Quarta-Feira de Cinzas e prossegue até a Quinta-Feira Santa, no  dia 18 de abril, quando se  inicia o Tríduo Pascal.

Padre Matias, citando a homilia do Papa Francisco, demonstrou a preocupação da nossa vida cristã nos dias de hoje. Lembrou  “As circunstâncias e as dificuldades históricas, que vivemos nos dias de hoje” e destacou  que “Não pode existir outra preocupação na vida cristã e na vida dos filhos de Deus, que não seja estar com Deus”.

IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

Hoje, para encontrar a rota, é-nos oferecido um sinal: cinzas na cabeça. É um sinal que nos faz pensar naquilo que trazemos na cabeça. Frequentemente, os nossos pensamentos seguem coisas passageiras, coisas que vão e vêm. Os grãos de cinza que receberemos pretendem dizer-nos, com delicadeza e verdade: de tantas coisas que trazes na cabeça, atrás das quais corres e te afadigas diariamente, nada restará.

Por mais que te afadigues, não levarás contigo qualquer riqueza da vida.

As realidades terrenas dissipam-se como poeira ao vento. Os bens são provisórios, o poder passa, o sucesso declina.

A cultura da aparência, hoje dominante e que induz a viver para as coisas que passam, é um grande engano. Pois é como uma fogueira: uma vez apagada, ficam apenas cinzas.

A Quaresma é o tempo para nos libertarmos da ilusão de viver correndo atrás de pó. A Quaresma é descobrir que somos feitos para o fogo que arde sempre, não para a cinza que imediatamente se some; para Deus, não para o mundo; para a eternidade do Céu, não para o engano da terra; para a liberdade dos filhos, não para a escravidão das coisas. Hoje podemos interrogar-nos: De que parte  estou? Vivo para o fogo ou para as cinzas? (homilia do Papa Francisco na Santa Missa, Bênção e Imposição das Cinzas, celebrada nessa quarta-feira, 6 de março de 2019, na Basílica de Santa Sabina)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Foi aberta também a Campanha da Fraternidade 2019, com o tema "Fraternidade e políticas públicas" e o lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça”. 

TERÇO DOS HOMENS

Na celebração o Terço dos Homens comemorou-se os doze anos de sua implantação em nossa paróquia. O Terço dos Homens Mãe Rainha do Movimento Apostólico de Schoenstatt foi instituído em 06 de março de 2007. Padre Matias convidou os presentes para vivenciarem esse ato de fé, que é realizado sempre às quintas-feiras, no Centro Pastoral de Santo Afonso, após a missa das 19 horas, na igreja matriz.

Texto - Eloi Cirne e José Flamínio (Pascom)
Fotos – Eloi Cirne e Aluizio Jr (Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
June 25, 2019, 2:47 pm

kflauber@gmail.com