Noticias

30/03/2018Sexta-feira Santa é marcada por celebrações da Paixão de Cristo em nossa paróquia

A Sexta-Feira Santa é marcada pela religiosidade e pelo silêncio dos fiéis católicos que compareceram às celebrações na Igreja de Santo Agostinho e na matriz de Santo Afonso, ambas iniciaram às 17 horas desse dia 30 de março.

Monsenhor Lucas celebrou na Igreja de Santo Agostinho e Padre Sávio celebrou na matriz de Santo Afonso.

A Sexta Feira da Paixão está inserida no tríduo Pascal, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Na Quinta-Feira Santa celebramos o Lava-pés e a instituição da Eucaristia por Cristo e na sexta celebramos a Paixão do Senhor, quando ele morre para nos salvar. Mas amanhã, a noite toda a Igreja Católica celebra a Vigília das vigílias, a Vigília Pascal - a Ressurreição de Jesus. 

No ritual dessa Sexta-Feira da Paixão de Cristo, a liturgia começa e termina em silêncio. O sacerdote prosta-se diante do altar por um breve tempo enquanto os fiéis se ajoelham. 

A liturgia da Palavra é o grande momento desta celebração. Na narrativa da Paixão do Senhor, Jesus cumpre plenamente o projeto do Pai e torna-se fonte de salvação para a humanidade. Seu sofrimento não é castigo nem vontade de Deus, mas consequência da fidelidade a Ele.

Após as leituras bíblicas, inicia-se a Adoração de Cristo na Cruz, onde todos são convidados a adorar, se aproximar e beijar a Santa Cruz.

A comunhão é distribuida com o pão consagrado na missa da Quinta-Feira Santa. A celebração conclui-se com a oração sobre o povo. Não há benção final, todos se retiram em silêncio.

Fotos - Eloi Cirne (Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
December 19, 2018, 2:21 am

kflauber@gmail.com