Noticias

25/11/2017Cosmopolita... Somos!

Cosmopolita... Somos!

  Numa sexta-feira ao final da tarde paro para respirar e tentar digerir o turbilhão de ideias que inunda minha mente. Não sei se é o período de festas que se aproxima, mas sinto-me especialmente inspirada, com o pensamento pulsante.

  Analisando melhor, pude perceber mais claramente que nada tem haver com período do ano, e sim com a condição de seres urbanos que somos. Imersos na rotina agitada, somos vitimas do tempo cada vez mais curto. Como assim? As horas são as mesmas! Não há outra justificativa, senão a quantidade exorbitante de informação que digerimos ao longo do dia.

  Estou falando isso para canalizar ao lado bom desse mundo efêmero e não como uma critica. Afinal, o que é hoje pode não fazer mais sentido amanhã. Podemos pensar num firmamento abstrato, no qual as coisas e as pessoas (muitas delas) são como se fosse liquidas, sendo difícil palpá-las.

  Calma! É nesse contexto de incertezas que você pode aproveitar toda a densidade de informação e construir-se enquanto ser humano, mais ainda, enquanto ser civilizado. Todo tempo somos convidados a escolher entre dois caminhos: o tradicional e o moderno, o requinte e a praticidade, a educação e o egoísmo, o tempo bem aproveitado e o tempo curto...

  Vou descartar a ousadia de querer enquadrar-lhe num modelo ideal, contudo permita-se fluir pelo pensamento de que há sempre dois lados da moeda e as escolhas são necessárias. Sempre! Bem, que somos parte de uma sociedade avassaladoramente urbana, todos sabemos. Inclusive, acho isso ótimo... Um verdadeiro centro de oportunidades.

  O que não podemos é comprar o ideal do mundo liquido e acreditar que não fazemos diferença (somos apenas mais um). Na verdade, tudo é uma questão de ponto de vista, pois cada parte constitui o todo e cada parte pode ter a sua individualidade e suas características próprias.

  Diga não à ideologia classificatória do ser humano como um numero e assuma sua pessoalidade para fazer brilhar sua natureza perante suas ações. Lembre-se: há sempre dois caminhos e você é quem escolhe!

  Raquel Souza Dias.


Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
December 13, 2017, 3:10 am

kflauber@gmail.com