Noticias

16/09/2017Situações: O que faz a diferença é a tolerância

Situações

Vivendo e aprendendo. Assim caminha a humanidade! Sendo bem franca, não vivi tantas primaveras assim, mas a evolução das coisas vem crescendo abruptamente nesses últimos anos. Veja se não concorda comigo... A moda gira a cada estação, os valores se multiplicam a cada instante, o que era certo vira errado (e o inverso também), politização no meio social... Será mesmo?

Muitas vezes criticamos com firmeza o alheio, principalmente no trânsito. Temos a capacidade genial de pôr a culpa no outro e nunca olhar para nós. Eu, particularmente, sempre me sentia desprivilegiada quando estava na condição de pedestre. Pare para pensar, é carro que fica na faixa de pedestre, moto que avança o sinal vermelho, sinalização, então, nem sonhar. Tudo isso é verdadeiro, porém em partes.

Sabe quando repentinamente você tem um “clique” e passa a ver as coisas com outros olhos? Hoje foi assim comigo. Estava, eu, caminhando na condição de pedestre quando parei na calçada para aguardar o sinal fechar. Confortavelmente fiquei no declínio de acesso aos cadeirantes. Achava-me dona da situação quando, surpreendentemente, uma cadeirante estava atrás de mim impedida de passar.

Compartilhei esse breve fato com você, nobre leitor, para declarar que chegou o momento do “clique”. Ah, onde está a vitima politicamente correta que vos fala? Pois bem, de ofendida passei a ofensora. Na verdade, não há culpados ou historias positivas e negativas. O que existe são situações. Simplesmente!

A pretensão não é meramente dizer o que é politicamente correto, não. Apenas abra seus horizontes para enxergar além do obvio. As situações acontecem por si só e podemos estar em qualquer um dos polos ou até mesmo nos dois.

O que faz a diferença é a tolerância. Convido-lhe a sair de onde está e abraçar a campanha da politização que não declara, mas concretiza. Olhe em volta, perceba sinceramente seu papel. Vamos iniciar pelo trânsito. Um dia pedestre, um dia motorista, um dia deficitário (mesmo que na imaginação). O importante é expandir os sentidos, olhar para o horizonte com olhos amplos, de respeito, de compreensão e de atitudes que salvem o seu dia.

Raquel Souza Dias

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
December 13, 2017, 3:23 am

kflauber@gmail.com