Eventos

29/07/2019Dom Matias prega sobre Santidade durante a sexta noite do Novenário

Mais uma noite de muita alegria e religiosidade,  tendo como presidente e pregador, Dom Matias Patrício de Macedo, Bispo Emérito Arquidiocesano de Natal, durante o Novenário da Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, nesse domingo, 28. A Igreja é Santa, foi o tema desenvolvido, que prendeu a atenção de centenas de paroquianos, pela maneira simples e didática da exposição. 

Marcou a celebração a presença de uma representação da cidade de Nova Cruz, onde Dom Matias foi pároco por mais de vinte anos e escolheu para ser sagrado Bispo. 

A delegação -- comandada pelo patriarca Manoel Lisboa, 94 anos --  foi saudar o antigo pastor, bem como abraçar o pároco, padre Matias Soares, também novacruzense e que foi ordenado pelo bispo homenageado. 

SANTIDADE E ORAÇÃO

Na  pregação, Dom  Matias iniciou  dizendo que : A partir das leituras de hoje, a Liturgia acentua a necessidade e o aprendizado da oração em nossa vida. - Senhor ensina-nos a rezar, pediram os discípulos a Jesus, que disse:

--Quando rezardes dizei : Pai nosso que estais nos céus.

 Prosseguindo,  Dom Matias ressaltou : Falando isso está chamando a atenção para que não se faça qualquer palavreado rebuscado, trabalhado só na beleza das palavras. O nosso Papa Emérito assim diz em um de seus escritos: - A tagarelice é o palavreado, que  pode marcar a oração e  é capaz de asfixiar o espírito. Não deve ser uma oração mecânica, mas encarnada, sincera no diálogo com Deus, como um pai que está bem próximo. É isso que se encontra na primeira leitura. Nela Abraão dialoga com Deus.

O pregador lembrou que: há muitos tipos de oração  ou de diálogo com Deus:  Ação de Graças, Contemplação, Louvor, Oferenda e Petição. Essa é a mais comum e Deus não se incomoda. Ele diz: - Pedi e recebereis.

- Quando pedimos revelamos aquilo que precisamos, declaramos a nossa impotência. Antes mesmo de pedir, Deus sabe de nossas necessidades.  Mas, é bom que peçamos para quebrar nosso orgulho. Pois,  tem quem não goste de pedir, porque se julga auto-suficiente. Pura vaidade. A oração é nosso combustível. Sem ela não existe conexão com Deus, afirmou Dom Matias.

Prosseguindo na  homilia, disse: Na Parábola do Evangelho, João quer  mostrar não só  necessidade de pedir. Mas, também a perseverança nesse pedido, sempre com humildade.Rezemos sabendo rezar. Tendo consciência do que fazemos e dizemos. A oração bem feita ela chama atenção, provoca o desejo de também fazê-la. Foi o que aconteceu com os discípulos, vendo Jesus rezar: - Senhor ensina-nos a rezar!. Ele ensinou a vigiar e orai. Jesus vai dizer a  eles mais tarde!.

 Referindo-se a Santo Afonso, Dom Matias afirmou: Sem dúvidas irmãos. Santo Afonso atingiu esse patamar de Santidade, por sentir a necessidade de rezar e saber rezar.Neste período que estamos celebrando a sua festa, fazendo sua memória e elogiando esse famoso antepassado, como nos pede o Livro do Eclesiástico.

- A festa deste ano tem como objetivo maior aprofundar a compreensão do valor da Santidade e sua relação como a missão a cada batizado, consciente de  cristandade, que procura assumir sua família, na igreja e na sociedade. Como é importante para nós a compreensão e vivência da Santidade!. Há exigência da parte de Deus. Jesus manda:

---Sede Santos como Pai do Céu é Santo.

- São Paulo diz que nossa vocação é ser Santo ou Deus nos chamou  a existir para a Santidade. O nosso Papa Francisco na Festa de São José,no ano passado fez-nos um documento chamado “Exortação Apostólica, sob o titulo Gaudete ET Exsultate, sobre a chamada à  Santidade no mundo atual.Foi sem dúvida, esta exortação apostólica a inspirar o tema central da Festa do Padroeiro: Santidade no Mundo Contemporâneo.

E prossegue o bispo: - No primeiro  Capítulo do documento, o Papa, diz que o senhor Deus nos quer Santo  e espera que não nos conformemos com esse mundo indeciso, pois os santos nos encorajam e acompanham.

 Dom Matias lembrou que o chamado à Santidade está patente desde as primeiras páginas da Bíblia. - O Senhor a propõe a Abraão neste termos: - Anda na minha presença e sê íntegro

- Isto no 1º Livro, Gênesis, 17,1 No 4º Parágrafo o papa diz que os Santos  já chegaram  à presença de Deus, mantém conosco laços de amor e comunhão. É por isso que nos professamos no credo. Creio na Comunhão dos Santos. É na certeza da fé que eles ajudam a caminhar em busca da Santidade, sobretudo por seu testemunho e intercessão.

 Finalizando a pregação, o Bispo Emérito destacou que - Há muitas  bonitas e complexas definições de Santidade e propomos uma bem simples e de  fácil de compreensão, ensinada por Jesus, quando nos deixou as bem-aventuranças. Estas são a carteira de identidade do cristão e devem buscar a Santidade,no esforço do comprimento das bem-aventuranças. Nelas estão delineadas o Rosto do Mestre, que  somos  chamados a deixar transparecer no dia a dia de nossa vida.

Finalizado, disse - que a caridade –amor- é a alma da Santidade a qual todos são chamados. Mesmo tendo pecadores em seu  seio, diz São  PauloVI : A Igreja é Santa, pois não possui outra vida senão a da graça.

Vivam a vida e que nos santifiquemos!

Encerrando a pregação.


FEIRINHA DE SANTO AFONSO

Pela manhã foi realizada a tradicional “Feira de Santo Afonso, na Praça dos Gerânios, com a presença de mais de 200 paroquianos e convidados, atingindo e superando as mais otimistas expectativas dos organizadores.

SEGUNDA-FEIRA

Nesta segunda-feira, 29, o presidente e pregador do Novenário ,  será o padre Valtair Lira Lucas, pároco da Paróquia de São Camilo de Lelis, em Lagoa Nova.O tema Central:  “Santificado Seja Vosso Nome”. A celebração começa às 19 horas, na Matriz de Santo Afonso.

Texto - José Flamínio (agente da Pascom)
Fotos - Lais Queiroz e Renata (agentes da Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
August 21, 2019, 12:39 pm

kflauber@gmail.com