Eventos

06/05/2019Padre Matias celebra aniversário de ordenação presbiteral

Nesse domingo 05 de maio, o nosso pastor paroquial, Padre Matias Soares, comemora quinze anos de vida sacerdotal.

Em todas as Missas desse domingo, celebradas na Matriz de Santo Afonso e Igreja de Santo Agostinho foram comemoradas essa data especial.

Na primeira celebração do dia, na Igreja Matriz de Santo Afonso, às 08 horas, os Diáconos Francisco Teixeira e Eugênio Lima auxiliaram no altar.

A segunda e terceira Missa dominical aconteceu na Igreja de Santo Agostinho às 11 horas e 17 horas, respectivamente, onde a comunidade do Conjunto dos Professores e frequentadores dessas missas tiveram a oportunidade de parabenizar o nosso pároco.

Na Santa Missa das 19 horas, na Igreja Matriz de Santo Afonso, contou com a participação de seus familiares que se deslocaram a cidade de Nova Cruz. Sua mãe, dona Leonice, irmãs, sobrinhos, demais parentes, e também vários paroquianos das cidades por onde Padre Matias passou, dentre elas: Lagoa de Pedras, Serrinha, São José do Mipibu.

Dom Matias Patrício de Macedo, bispo emérito da Arquidiocese de Natal, que ordenou Padre Matias,  fez uma belíssima homilia. Em sua fala o bispo lembrou da ordenação de Padre Matias e pediu que continuássemos em orações pelo nosso pastor. E ao querido irmão, Padre Matias deixou um conselho,  - quem sustenta a panela que cozinha o alimento para fortalecer a nossa vida é a missa, o terço de nossa senhora e o breviário. Essas três coisas é quem tem se segurado -  Falou o bispo. 

E também deixou um conselho de Pedro, o primeiro bispo da igreja católica , retirado da Primeira Epístola, capítulo 5, versículos de 1 a 3 - que tem muito mais autoridade do que eu, que recebeu de Deus a missão de apascentar o rebanho", citou Dom Matias. - Eis a exortação que dirijo aos anciãos (os presbíteros, os padres...)  que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. (...Padre Matias, aqui está o seu rebanho...) Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiados, mas como modelos do vosso rebanho". Nós temos que ser modelos, no serviço, no servir ao povo.

Durante a celebração também destacamos a comemoração de Bodas de Ouro do casal, Diácono Hélio e sua esposa, dona Francisca, que renovaram o Sacramento do Matrimônio sob aplausos dos presentes.

Padre Matias agradece ao Povo de Deus

Há apenas quatro meses à frente da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, pastoreando a Igreja de Cristo, o pároco manifestou gratidão e alegria por celebrar seus 15 anos de padre, junto a comunidade que o acolheu, com bastante zelo. Em sua fala, o pároco lembrou de sua caminhada pelas paróquias e áreas pastorais no agreste potiguar, onde "aprendeu muito" com todos que teve a oportunidade de conviver. "De algum modo vocês contribuíram para que eu estivesse hoje aqui, cada um do seu jeito".

O padre também agradeceu a Dom Matias ao qual assistiu o casamento dos seus pais, o batizou, e o chamou para entrar para o seminário quando tinha apenas 10 anos, quando estava fazendo a primeira Eucaristia. Mas depois de 5 anos, foi para o seminário, ao qual louvo a Deus, disse o padre. 

Homenagem

Ao final da celebração todos foram convidados a comparecerem ao salão principal do Centro Pastoral de Santo Afonso, onde foi prestado uma homenagem através de vídeo com depoimentos de padres, amigos, familiares e fotos de arquivo da família.

O Padre estava muito feliz e agradeceu mais uma vez pela iniciativa de agentes de pastorais em realizar essa comemoração.

Fotos - Eloi Cirne e Aluizio Jr (Pascom)

Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
October 18, 2019, 5:57 am

kflauber@gmail.com