Eventos

12/10/2018Sínodo da Juventude 2018. Papa abre o Sínodo dos jovens:

Sínodo da Juventude 2018 (Especial)


Atualização - 05/10/18

O primeiro dia do Sínodo (04/10/18), foi marcado por mais de 60 intervenções. Essas intervenções dos sinodais estavam na linha da realidade em que se encontra os jovens em seus continentes. O Papa propôs uma metodologia muito interessante que era a cada 4 intervenções havia um momento de silêncio para meditar sobre as realidades e buscar iluminações.

Os jovens sofrem com o mundo do desemprego. Muitos jovens do terceiro mundo são obrigados a deixar o país e a família para  emigrar em busca de uma vida melhor. Desses, a maioria trabalha para ajudar a família que ficou na sua terra de origem.

Deixar a pátria é sempre um processo doloroso, pois significa deixar família e os amigos. Depois enfrentar a outra cultura com línguas e costumes diferente. Nesse espaço há sempre discriminação e luta pela sobrevivência. 

Muitos jovens não conseguem mais voltar para visitar a família. Sofrem a solidão e precisam forçadamente refazer a vida. 

Muitos sinodais falaram hoje da importância de escutar os jovens. A escuta foi a proposta que o Papa Francisco fez em todo processo preparatório do Sínodo. 

Dessa forma, os sinodais percebem esse é o caminho que a Igreja precisa trilhar. 

Sabemos que Jesus Cristo andou por todos os lugares escutando o povo e ao mesmo tempo dando respostas possíveis ãs diversas realidades – entre elas a cura dos doentes.

Rezemos para o dia de amanhã. Que o Espirito Santo continue iluminando o Papa e os sinodais para que seja feita a vontade de Deus. 

Texto: vaticannews.va  por Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb.


Atualização - 04/10/18

Na Praça S. Pedro, o Papa Francisco presidiu nessa quarta-feira 03/10/18, à missa de abertura da XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos e pediu aos 266 Padres sinodais que reavivem a própria paixão por Jesus.

O Santo Padre presidiu esta manhã (03/10), na Praça São Pedro, à solene celebração da Santa Missa por ocasião da inauguração do Sínodo dos Bispos, que se realiza no Vaticano de 3 a 28 do corrente, sobre o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Papa iniciou sua homilia com o trecho do Evangelho de São João, que diz: “O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará tudo e recordará tudo o que Eu lhes disse”.

Desta maneira tão simples, – disse o Papa – Jesus oferece aos seus discípulos a garantia de que o Espírito Santo os acompanhará em toda a sua obra missionária. O Espírito do Senhor é o primeiro a guardar e manter sempre viva e atual a memória do Mestre no coração dos discípulos e faz com que a riqueza e beleza do Evangelho sejam fonte de constante alegria e novidade. 

E Francisco exortou os presentes:

“No início deste momento de graça para toda a Igreja, em sintonia com a Palavra de Deus, peçamos insistentemente ao Paráclito que nos ajude a trazer à memória e reavivar as palavras do Senhor, que faziam arder o nosso coração. Memória para que possa despertar e renovar em nós a capacidade de sonhar e esperar. 

Os jovens serão capazes de profecia e visão, na medida em que nós, adultos ou idosos, formos capazes de sonhar, contagiar e partilhar os nossos sonhos e esperanças”.

Sonhos e esperanças

O Santo Padre expressou seu desejo de que “o Espírito do Senhor nos dê a graça de sermos Padres sinodais, ungidos com o dom dos “sonhos e da esperança”, para podermos ungir os jovens com o dom da profecia e da visão; possa dar-nos a graça de sermos memória atuante, viva e eficaz, que não se deixa sufocar e esmagar pelos falsos profetas, mas levar a inflamar o coração e discernir os caminhos do Espírito. E acrescentou:

“É com esta disposição de dócil escuta da voz do Espírito que viemos aqui, de todas as partes do mundo. Hoje, pela primeira vez, estão conosco também dois irmãos Bispos da China continental, a quem damos as nossas calorosas boas vindas. Com a sua presença, a comunhão de todo o Episcopado, com o Sucessor de Pedro, torna-se ainda mais visível”.

Texto: vaticannews.va – Manoel Tavares


Fotos





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
November 12, 2018, 4:11 pm

kflauber@gmail.com