PASTORAL DA EDUCAÇÃO

PASTORAL DA EDUCAÇÃO

“Hoje em dia, a exigência prioritária é que todo o povo de Deus se prepare para empreender ‘com espírito’ uma nova etapa da evangelização. Isto requer ‘entrar decididamente num processo de discernimento, purificação e reforma’. […] E isto revela-se de valor imprescindível para uma Igreja ‘em saída’. Tanto mais que, hoje, não vivemos apenas uma época de mudanças, mas uma verdadeira e própria mudança de época. [...] ‘O problema é que não dispomos ainda da cultura necessária para enfrentar esta crise e há necessidade de construir lideranças que tracem caminhos’.” (Papa Francisco, Veritatis Gaudium, n. 3)

O anúncio do Reino de Deus é uma necessidade social. E a principal forma desse anúncio é a experiência da dignidade humana. Para isso, a educação surge como o principal instrumento capaz de inserir a pessoa em um modelo cultural no qual a vida tenha prioridade em todas as suas dimensões.

E o principal espaço educacional é família, “a primeira escola”. Porém, a velocidade das comunicações e das transformações sociais, o contato maior com as diferenças, o grande volume de informações disponíveis gera um desafio maior do que a capacidade de muitas famílias de compreenderem esse processo e assimilarem-no para uma convivência proveitosa.

A escola, então, torna-se, mais do que um espaço para aprendizado científico, físico e moral. É um ambiente privilegiado para se transmitir valores, criar um convívio fraterno e estimular a participação social e a cidadania. Preparando o indivíduo, prepara-se também a transformação e o amadurecimento da sociedade. Pois, educar é a “arte do crescimento e do cultivo humano” (CNBB. Pastoral da Educação: estudo para diretrizes nacionais, n. 38). E isso não se faz sem a promoção e defesa dos direitos humanos e fundamentais.

Para isso, a educação deve ser provocadora de conversão por meio da transmissão do Amor divino.  Essa diretriz só se realiza com a contemplação de todas as dimensões humanas, com o “desenvolvimento integral do homem todo e de todos os homens” (São Paulo VI, Populorum Progressio, n. 42).

Enquanto comunidade, a Igreja nunca esteve distante dessa realidade educacional. Por isso, a Arquidiocese de Natal iniciou pela Paróquia de Santo Afonso a implantação da Pastoral da Educação, com o objetivo de estar presente no processo educacional, participar dos debates referentes às práticas educativas, capacitar educadores e estudantes, incentivar o acompanhamento das políticas públicas da área e promover a liberdade religiosa, o respeito e a paz nos ambientes educacionais.

Tendo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte em sua área, a atenção se volta para promover a convivência entre fé e razão, zelando pela adequada formação dos fieis leigos e por sua liberdade de cultura e expressão religiosa. Inicialmente, a Pastoral auxiliou a organização da missa alusiva ao início do semestre letivo universitário; no campo do desenvolvimento Cristão e do autoconhecimento, iniciou no final de março o III Encontrar a Paz no Amor de Deus, com encontros quinzenais; na seara da evangelização, será incentivado o estudo do Youcat, o catecismo jovem; no fortalecimento da fé, também será dado apoio à instalação dos grupos de oração universitários. Além disso, várias atividades para formação dos agentes pastorais no magistério da Igreja também estão pensados (Fides et Ratio, Gravissimum Educationis, Laicato entre outros). Por fim, o pároco, Padre Matias Soares, aceitou o convite da Comissão Arquidiocesana, formulada pelo Professor Márcio Azevedo para sediar o Seminário Educação e Humanismo Solidário no segundo semestre. “Tenhamos a ousadia de alicerçar bem os parâmetros das mentes que pensam bem, mas que, antes de tudo, precisam amar para poder ser melhor, como sal da terra e luz deste mundo cheio de contradições” (Padre Matias).

A Pastoral da Educação está sob a coordenação do casal Fabiano e Bianca e tem o endereço eletrônico educa.santoafonso@gmail.com.





Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
June 25, 2019, 3:26 pm

kflauber@gmail.com