Padre Matias Soares

Padre Matias Soares

Nasceu no dia 19/05/1978, em Nova Cruz-RN, filho de Manoel Soares Neto e Leonice Laurentino Soares. 

Em 1994, com apenas 16 anos, entrou no Seminário Menor de São Pedro e já em 1996, ingressa no Seminário Maior de São Pedro. 

Em 1999 é enviado a Roma para continuar os estudos seminarísticos e após quatro anos, em 2003, é ordenado diácono. 

No dia 05 de Maio de 2004, Padre Matias é ordenado sacerdote, sob a imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, e assume, como vigário paroquial, as paróquias de Santo Antônio e Nova Cruz. Também foi padre na paróquia de São Francisco, em Lagoa de Pedras e Serrinha. 

Em 2010, assume a paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu-RN, permanecendo até o ano de 2016. No seu paroquiato, em São José de Mipibu, Pe. Matias Soares, além da sua excelente atuação religiosa, foi um fiel obstinado pelas questões sociais. 

Diariamente, participava de reuniões, fóruns, debates, conferências, audiências públicas e outros eventos sociais. 

Uma demonstração de que a Igreja Católica extrapola os muros de templos e igrejas e está presente na vida dos cristãos católicos.

No mesmo ano de 2016 o sacerdote viajou para Roma para fazer o curso de mestrado na área da Doutrina Social da Igreja.

Outras funções exercidas por Padre Matias:

Padre Matias também foi vigário episcopal sul da arquidiocese de Natal, que abrange as regiões Agreste, Potengi e Trairi do nosso estado e que ajuda o bispo no governo arquidiocesano.

Membro do Conselho presbiteral da Arquidiocese e do Conselho Pastoral Arquidiocesano; membro do conselho editorial do Jornal A Ordem da Arquidiocese;

Fez parte da equipe que prepara as novenas do Natal em Família do Regional Nordeste II da CNBB e membro da coordenação pastoral arquidiocesana.

Além de formação e atuação docente no seminário de São Pedro, Matias teve formação seminarística em Roma por 4 anos.


Padre Matias tomou posse como 5º pároco da Paróquia de Santo Afonso

Na  noite de segunda-feira, 07 de janeiro de 2019, nossa Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, no conjunto Mirassol, acolheu o Padre Matias Soares como 5º pároco, em Missa Solene na Igreja Matriz de Santo Afonso.

A Concelebração Eucarística na qual aconteceu a posse do padre Matias Soares, nomeado pároco da paróquia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de  Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Matias Patrício de Macedo mais vinte e cinco presbíteros, vindos de várias regiões do Estado e até da vizinha Paraíba. Também presentes, diáconos, seminaristas, religiosas, agentes de pastoral e grande comunidade de fiéis onde foi feito a provisão canônica do novo pároco. 

O Padre Matias fez seu juramento de fidelidade e renovou as promessas batismais, depois foi conduzido pelo Arcebispo Dom Jaime a cadeira presidencial, capela do Santíssimo Sacramento, ao batistério e confessionário, como prescreve o pontifical romano.

Em seguida deu-se continuidade no rito da Santa Missa.

Na homilia Dom Jaime se referiu que todo poder na Igreja é serviço, e que Cristo é o modelo de serviço de todos. 

Padre Matias Soares fala à comunidade de Mirassol

Em sua primeira fala, como pároco de Santo Afonso, Padre Matias, iniciou agradecendo ao Arcebispo Dom Jaime, pela confiança a ele depositada, em assumir a paróquia de Mirassol e prometeu ser um verdadeiro servidor a toda comunidade.

O novo pároco confessou que havia preparado um texto, mas a pedido de um irmão, decidiu: "Prefiro falar com o coração.... porque quem me conhece sabe, eu não falo daquilo que não acredito".

Dirigindo-se ao presbitério presente, destacou estar muito feliz! "Feliz mesmo", com a presença de todos, disse o padre; e fez questão de citá-los nominalmente, um-a-um, destacando alguns mais próximos de sua vida sacerdotal: 
Padre Fabiano - "fiquei surpreso com a sua presença, meu contemporâneo do Curso de teologia em Roma, hoje pároco em Acari, da Diocese de Caicó; 
Padre Aerton, pároco de Nova Cruz, que teve o prazer de conviver esses dois meses que antecederam sua vinda para a paróquia de Mirassol - "foi um grande irmão";
Padre Valtair "foi vigário paroquial em São José de Mipibu, foi tâo bom a nossa experiência";
João do Bispo (referindo-se ao Diácono paroquial João Batista), "você terá seu lugar de servir";
Padre Paulo, vigário geral episcopal - "irmão de longas datas";
Padre Robério - "fui coroinha dele lá em Nova Cruz, que me procurou ajudar para que eu errasse menos";
Padre José Lenilson, pároco de São José de Mipibu - "entramos juntos no seminário, no mesmo dia. Éramos dez e sobraram nós dois". 

O pároco também agradeceu a presença de todos os diáconos, seminaristas, religiosos presentes, e aos ex-paroquianos de Lagoa de Pedra, Serrinha - "foi a minha primeira paróquia", e ex-paroquianos de São José de Mipibu e Nova Cruz.

Também alegrou-se em tomar posse no dia do aniversário de sua mãe Leonice Soares, presente na celebração.

Padre Matias deixou um agradecimento muito especial a Monsenhor Lucas, "que será muito bem vindo em nossa paróquia e em nossa comunidade". Também deixou seu agradecimento a Padre Sávio, que prestou serviços à paroquia até o final do ano passado.

O Pároco Padre Matias disse que veio para unir todos em Cristo e caminhar para a uma formação de uma igreja sinodal. 

 A senhora Tânia Trigueiro Costa de Oliveira, articuladora paroquial deu as boas-vindas ao novo pároco, em nome de toda a comunidade, em seguida do Padre Valtair Lira Lucas, coordenador do segundo zonal.

Ao final da celebração foi assinada a Ata da posse pelos bispos e sacerdotes presentes, além dos diáconos, seminaristas e demais presentes.

Dom Jaime agradeceu ao presbíteros presentes, e lembrou que o mais importante para ele nesse momento, é a virtude da paciência, conviver com o pluralismo, com as diferenças, em todos os lugares, em seguida da Bênção Final.

Estiveram presentes, dois Arcebispos, vinte e cinco Padres, oito Diáconos, vários Seminaristas, e um grande número de fiéis, agentes de pastorais, movimentos e serviços de nossa paróquia, além de visitantes de cidades do interior por onde Padre Matias serviu no seu ministério sacerdotal.

Rezemos pela nova missão de nosso Pároco Padre Matias Soares e por essa nova etapa da vida paroquial!






Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
October 18, 2019, 5:45 am

kflauber@gmail.com