MINISTÉRIO DA LITÚRGICA

“Se você não entrega o seu coração a Deus, o que lhe entrega?


OBJETIVO

Valorizar e dinamizar a liturgia, ápice e fonte da vida da Igreja, para torná-la um eixo da vida paroquial em sua dimensão celebrativa e um meio de vivência e compromisso de vida cristã.

ATIVIDADES

>Promover reuniões para estudo e reflexão mensalmente.

>Elaborar curso para comentaristas e leitores das Santas Missas Dominicais.

>Integrar todos os setores que ajudam a desempenhar bem a Sagrada Liturgia: Acolhimento, Acólitos, Leitores e Comentaristas, Canto, Sacristia e Ministros da Comunhão Eucarística.


COORDENADORES

Gustavo e Karline (Ministros da Comunhão Eucarística e da Palavra)
(84 98809-3511) (84 98808-3511)


Zélia (Acolhida na Missa das 19horas em S.Afonso)
8813-3156 / 9976-0049

 ------(Pastoral da música)

-----(Pastoral dos Acólitos)

Magnus (Leitorado Santo Afonso na Missa das 19hs)
(84 99922-5827)

Irmã Teresinha (Sacristia de Santo Afonso)
3206-3273

Célia (Sacristia de Santo Agostinho)
3217-6953



LEITORADO

OBJETIVO

Propiciar aos leitores da Liturgia da Palavra na Missa, um maior contato com a Palavra de Deus e aprofundamento espiritual.

ATIVIDADES

>Fazer parte da Escola da Fé;

>Participar das Missas Dominicais;

>Rezar Laudes e Vésperas Liturgia das horas;

>Encontros mensais da Pastoral Litúrgica;

>Participar do Curso de Leitores;

>Cumprir as escalas das Missas;

>Leituras diárias do calendário litúrgico;




SACRISTIA


JUSTIFICATIVA

Sacristia é um espaço da Igreja reservado para a guarda de objetos sagrados que atendem as celebrações Eucarísticas e a outros sacramentos como:

 Utensílios: São os vasos Sagrados.

 Paramentos: São as vestes litúrgicas para a Celebração Eucarística.

 Alfaias: Conjunto de peças de tecido que servem ao Altar no momento da Celebração Eucarística.

OBJETIVO GERAL

Promover um trabalho de guarda e conservação desses utensílios de forma que estejam sempre devidamente prontos para serem usado quando necessário.

ATIVIDADES

 Preparar diariamente o material necessário para a Celebração Eucarística e outros Sacramentos.

 Limpeza e arrumação dos armários periodicamente.

 Manter sempre em perfeito estado todos os objetos que servem o altar, como: Alfaias, Paramentos, Vasos Sagrados e outros.


COORDENAÇÃO 

Irmã Terezinha

3206-3273

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ACÓLITOS

OBJETIVO

Acólito é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e ministrar ao sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa.

É sua função, também, cuidar do altar, se for ordenado ministro extraordinário da Comunhão Eucarística, distribuir a sagrada Comunhão e contribuir para a construção de uma igreja comunitária e solidária.

Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo.

O Cerimonial dos Bispos traz cerimônia própria para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem" (cf. Letras Apostólicas Ministeria Quaedam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Caerimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI,Cap.VI)

FUNÇÕES

Servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono na celebração das missas, participando ativamente das celebrações, durante todo o ano litúrgico. O ano Litúrgico inicia-se com o Primeiro Domingo do Advento e termina com a festa de Cristo Rei e que possui os períodos do Advento, Natal, Quaresma, Tríduo Pascal, Páscoa e o Tempo Comum. Há ainda, outras ocasiões durante o ano em que a Igreja comemora e homenageia Jesus, Maria e os santos são as solenidades, festas e memórias; e as missas dominicais.


COORDENADORES ACÓLITOS
Thulio (84 99988-2227)



MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO


OBJETIVOS

 Colaborar na preparação e celebração da liturgia eucarística, de modo a levar a assembleia a conhecer e participar da Santa Missa.

 Auxiliar o sacerdote na distribuição da Eucaristia durante as celebrações e levar a comunhão aos enfermos.

 Despertar nos fiéis o amor a Jesus Sacramentado.

ATIVIDADES

 Identificar e organizar, antecipadamente, todo o material a ser utilizado na celebração eucarística, a fim de atender as necessidades do altar e da assembléia.

 Exercer o ministério nas missas da Matriz e da igreja de Santo Agostinho.

 Levar a Eucaristia aos enfermos.

 Promover reuniões periódicas de espiritualização e Hora Santa, com a participação conjunta das demais equipes de

serviço ao altar e da Pastoral Litúrgica: Canto, Acolhida, Leitores, Acólitos e Sacristia.

 Realizar estudos sobre a doutrina católica e reuniões de discussão sobre os documentos da Igreja, principalmente aqueles referentes à Eucaristia.

 Coordenar as ações de preparação da festa de Corpus Christi.

 Colaborar no planejamento e realização dos eventos religiosos e sociais promovidos pela Paróquia, dentro e fora da comunidade.

Gustavo e Karline (Ministros da Comunhão Eucarística e da Palavra)
(84 98809-3511) (84 98808-3511)



MÚSICA


OBJETIVO

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) faz um relato sobre a importância da música e a tradição musical. Antes de iniciar o programa proposto para este ano de 2013, considera-se relevante apresentar o que consta já no CIC sobre a música na liturgia.

A Pastoral da música tem por finalidade desempenhar incentivo ao louvor de maneira significativa, em obediência a Igreja Católica e a Paróquia a qual pertence. Colaborar com a ação litúrgica; santificação dos fiéis; proporcionar a participação da assembleia; harmonia dos sinais, intimamente ligados a ação litúrgica que integram a liturgia solene (Celebração ou Missa).

Ensina-nos o CIC que a música é uma expressão cultural do povo que celebra para Deus. A música deve ser incentivada pelo ministério de música conforme a doutrina católica. Por meio das Escrituras Sagradas, a música pode ser uma forma de demonstrar ação de graças na ação litúrgica. As vozes oferecidas A Deus juntamente com a melodia e harmonia dos instrumentos musicais é uma forma de expressar fé e louvor na celebração litúrgica.

Portanto, a pastoral da música tem como objetivo zelar pela a harmonia do ambiente na celebração eucarística, ser guardiões da conexão íntima com a ação litúrgica por meio da música, cantar músicas que estejam de consenso com a doutrina católica, tentar assumir com responsabilidade e fidelidade o serviço e possibilitar à comunidade a participação e acolhimento na pastoral.


COORDENAÇÃO

---------






Paróquia Santo Afonso
Av. Santos Dumont, S/N, Mirassol, Natal-RN afonsinforme@gmail.com
Tel: 84 3615-2855
October 18, 2019, 6:21 am

kflauber@gmail.com